Entrevista de Ana Lobo para o blog da dupla de fotógrafos StoryCollectors!



StoryCollectors (SC) - Como é que começou o gosto pela área da maquilhagem e desde quando maquilhas noivas?


Ana Lobo (AL) - O gosto pela maquilhagem começou quando estava a tirar a minha licenciatura, Gestão de Empresas, e nesse momento estava a atravessar uma crise de auto-estima. A maquilhagem foi um empurrão para voltar a sentir-me confiante e mais segura. O pontapé de saída foi nessa altura. Depois o gosto foi crescendo e comecei por fazer alguns workshops na área da auto-maquilhagem. Comecei a maquilhar algumas pessoas mais próximas e decidi tirar uma formação em Maquilhagem Profissional e Caracterização. Maquilho Noivas desde 2018. Curiosamente eu negava todos os pedidos de noivas pois não me sentia minimamente confiante e achava que era um desafio muito grande. Isto até ser eu a Noiva, em Setembro de 2017, e ser a minha própria maquilhadora. Foi aí que tudo mudou e percebi que iria apostar na maquilhagem de Noivas, seria esse o meu nicho e assim tem sido até hoje.


SC - Quais são os cuidados a ter com a pele e quanto tempo antes, para garantir um bom resultado no dia do casamento?


AL - Outra área que me fascina é a parte do skincare e em plena pandemia desenvolvi um serviço online que é a Consultoria de Beleza e tem sido um verdadeiro sucesso enquanto o sector nupcial está mais parado.

Não apenas as Noivas mas todas as pessoas devem ter cuidados com a pele desde muito cedo. Um alerta que deixo às minhas Noivas é que a maquilhagem enaltece a beleza do rosto e pode camuflar imperfeições que nos afligem mas não funciona à base de magia. A pele da cliente é a minha tela e se não estiver equilibrada o resultado não será o esperado. No entanto, para quem não tem uma rotina de cuidados de rosto eu recomendo fazê-lo com 1 ano de antecedência. Procuro saber os hábitos da Noiva e aconselhar também nesse sentido.


SC - O serviço costuma incluir retoque de maquilhagem durante o dia, ou isso não será necessário?


AL - Existe um pacote que inclui um kit de produtos, para as Noivas que quiserem esse complemento, e que considero essencial. Pode ser um batom semelhante, uma cola de pestanas postiças, uns lenços para remover a oleosidade, etc. Esse kit é entregue à Mãe ou Madrinha pois a correria do dia do casamento não permite à Noiva que se lembre de retocar o batom. É um dia de felicidade extrema e existem detalhes que passam para segundo plano e isso é normal acontecer.

Claro que existe também a possibilidade de realizar retoques após a cerimónia desde que devidamente orçamentado. Tudo é possível desde que previamente falado e contratado.


SC - É importante fazer uma prova de maquilhagem antes do dia do casamento? E porquê?


AL - Sem dúvida alguma! A prova de maquilhagem vai estabelecer, desde logo, uma relação da maquilhadora com a Noiva. É nesse dia que testamos os produtos consoante o tipo de pele da cliente, o tipo de maquilhagem pretendido e a estação do ano. Aconselho sempre a Noiva a usar a maquilhagem por algumas horas para avaliar o conforto e a durabilidade dos produtos. O que funciona lindamente numa pele não quer dizer que funcione noutra.

Fica tudo descriminado: o cuidado de rosto aplicado, os produtos de maquilhagem escolhidos, fotografias antes e depois. É mais fácil para nós maquilhadores no dia da cerimónia ter um guião e saber o que temos que usar.



SC - Em média, quanto tempo demoras a fazer a maquilhagem uma noiva?


AL - O estilo de maquilhagem que as minha noivas preferem é simples. De quando em vez aparece uma Noiva que gosta de um estilo mais arrojado mas é muito raro. Ainda que seja algo simples demoro entre 1h15m e 1h30. Bem sei que existem maquilhadoras que demoram 30 minutos mas eu não funciono assim. Para um bom resultado final é necessário que a pele esteja perfeitamente limpa, hidratada e preparada para receber a maquilhagem.


SC - Alguma dica para que a maquilhagem aguente em boas condições até ao final da festa?


AL - Apesar de os maquilhadores apostarem em bons produtos para uma maior durabilidade da maquilhagem da Noiva e convidadas é importante ter em conta alguns aspectos para ajudar a manter a maquilhagem no sítio certo.

O maquilhador vai potenciar essa durabilidade com primers (quando se justifique), pó matificante, produtos waterproof, produtos longwear e spray fixador.

A Noiva e as convidadas podem ter por perto um spray de água termal se o dia for de muito calor, papel matificante caso a oleosidade comece a surgir, pó matificante no caso de peles oleosas. Outra dica: as lágrimas são quase inevitáveis por isso se tiverem que usar um lenço optem por dar leves toques na pele e não arrastar o lenço sobre a pele. Nada de beijos com batons nas maçãs do rosto da Noiva.


SC - Quais são as tendências para este ano?

AL - As tendências que vemos nas semanas da moda raramente se adequam à maquilhagem de Noiva. No entanto, uma tendência que tem vindo a crescer (felizmente!) é a naturalidade! Pele natural, com cobertura ligeira, quase um efeito de segunda pele, e levemente iluminada. E esse é o meu tipo de maquilhagem preferido e o estilo preferido das minhas noivas também. Eu trabalho muito a pele da cliente, uma pele bonita faz mais de metade do resultado de uma maquilhagem.

Caso o casamento seja de dia a Noiva deve optar por um look mais leve e cores mais suaves, a luz do dia vai incidir bastante no seu rosto. Se, por outro lado, o casamento se realiza à noite a pele pode ter um pouco mais de cobertura e os olhos um pouco mais carregados.

Pessoalmente não gosto de falar de tendências com as minhas Noivas, gosto de analisar o seu estilo pessoal, a sua personalidade e ver o que encaixa melhor e que a fará sentir mais confortável.


SC - Como retirar a maquilhagem e ter uma pele bonita depois do casamento?


AL - Primeiro ponto importante: retirar a maquilhagem após o casamento! Muitas noivas terminam o seu dia exaustas e “esquecem-se” de retirar a maquilhagem e esse é um erro fatal. Para quem acha que dormir maquilhada é inofensivo alerto para o facto de ser possível desenvolver lesões oculares com resíduos de máscara de pestanas, glitters, etc.

É importante usar um desmaquilhante bi-fásico (que eu incluo no meu kit de produtos para retoques de noivas) para remover facilmente os produtos à prova de água. Depois de retirar a maquilhagem é importar lavar o rosto com um produto de limpeza e hidratar muito bem a pele. Depois do casamento é seguir uma rotina básica para manter a pele saudável: limpar, hidratar e proteger das agressões solares.


SC - Tens algum conselho para as noivas que estão neste momento à procura de uma profissional para fazer a sua maquilhagem?


AL - Posso dar alguns conselhos, sim. O primeiro é que não deixem este serviço para último plano, devem começar a procurar o profissional cerca de um ano de antecedência. A minha agenda fecha antes do ano chegar a meio (aconteceu entrar em 2021 com a agenda para esse ano já fechada) e custa-me dizer não a Noivas que procuram pelos meus serviços.

Procurem profissionais cujo o estilo vá ao encontro daquilo que idealizaram.

Quando contactarem o maquilhador devem ter três dados importantes para lhe indicar: dia, hora e local da preparação.

Se tem dúvidas e quer perceber se estão em sintonia agende uma reunião com esse profissional, de forma presencial ou via zoom.


SC - Qual a melhor parte de ser maquilhadora?

AL - Poder fazer parte da história daquela pessoa. Eu costumo dizer que não sou apenas maquilhadora, faço o que for preciso! A maquilhadora fica no meio: entre o cabeleireiro (azáfama) e fotógrafos (quando o nervoso começa a surgir). Cabe-nos a nós, maquilhadores, criar um ambiente descontraído, colocar uma playlist consoante o estilo musical preferido da Noiva e fazê-la sorrir. Criar uma vibe perfeita para que tudo corra bem, acalmar quando surgem os imprevistos, coser o botão quando as mãos da Mãe começam a tremelicar e deixar a Noiva e família serenos.

Também gosto da empatia que se vai criando com os cabeleireiros, videografos e fotógrafos, deixar o trabalho fluir mas sem nunca prejudicar os timings do profissional seguinte. Também aconselho as Noivas nesse sentido: como agendar com os restantes profissionais para que não haja atrasos e assim a cliente não ficar stressada no seu dia.

E o melhor de tudo é que para além de eu fazer parte da história das minhas Noivas elas também fazem parte da minha. Cada uma delas fica para sempre na minha memória, são elas que me fazem ser a maquilhadora que sou hoje. Só posso estar grata por poder fazer algo que amo de paixão e poder evoluir sempre mais e mais para criar mais valor ao meu serviço.


0 visualização0 comentário