top of page
  • Foto do escritorAna Lobo

8 aspectos a ter em conta para a prova de maquilhagem de noiva

A maquilhagem no dia do seu casamento é tão importante como o vestido, os acessórios ou até mesmo o penteado. O seu rosto vai aparecer em todas as fotografias e a maquilhagem é o que vai enaltecer a sua beleza natural e fazê-la sentir uma verdadeira princesa de parar o trânsito.


Pois bem, então é preciso ter alguns aspectos em conta antes de agendar a sua maquilhagem de prova. (E sim, a maquilhagem de prova é obrigatória e qualquer profissional que se preze irá agendar consigo um dia para testarem a sua maquilhagem de Noiva!).






1. Escolher uma maquilhadora especializada em maquilhagem de noiva


Hoje em dia a profissão de maquilhador banalizou-se um pouco. A oferta é muita mas é preciso pesquisar antes de escolher o profissional que a irá acompanhar até ao seu grande dia. Existem os verdadeiros profissionais e os curiosos e para esta última categoria a Noiva será apenas mais uma cliente comum. Um profissional acompanhará a Noiva durante os meses que antecedem, realizará um estudo da sua pele e traçará um plano de cuidado de rosto para estar impecável no grande dia.

Para além da formação profissional geral, questione o maquilhador se possui alguma especialização em maquilhagem de noiva.


2. Enviar à maquilhadora uma fotografia do vestido e penteado


Todos os elementos do seu look de noiva têm que estar em sintonia. O tipo de vestido vai determinar o penteado que melhor a favorece e a maquilhagem dará o toque final. Tem que existir uma sinergia perfeita entre eles. Quando contacta a maquilhadora, ou pelo menos umas semanas antes da prova, envie uma fotografia do vestido ou do penteado para a profissional ter uma ideia. Se ainda não escolheu o vestido certo pode sempre enviar umas imagens de inspiração.


3. Escolher no máximo dois estilos de maquilhagem como inspiração


É o seu dia e é importante que todos os detalhes vão ao encontro daquilo que idealizou. Hoje em dia recorremos à internet para procurar inspiração para as mais variadas coisas e isso tem o seu lado positivo e o lado negativo também, por vezes ficamos ainda mais baralhados.

No que toca à maquilhagem deve escolher no máximo até dois estilos diferentes que goste e posteriormente a maquilhadora ajudará a decidir consoante o seu formato de rosto, olhos, vestido, penteado, o que melhor se adequa no look geral. Muitas propostas de look vão confundi-la e tornar a escolha mais difícil.


4. Arranjar o cabelo


O ideal é conseguir conciliar a prova de cabelos e de maquilhagem para o mesmo dia. Desta forma consegue ter uma ideia mais aproximada do look no grande dia. No entanto nem sempre é possível, não é fácil conseguir conciliar 3 agendas: a sua, a da cabeleireira e da maquilhadora.

É importante que leve o cabelo limpo e minimamente arranjado para a prova de maquilhagem. Se tiver o cabelo crespo, volumoso ou despenteado isso roubará o brilho da maquilhagem e não vai conseguir apreciar o resultado no seu pleno.


5. Arranjar as sobrancelhas


As sobrancelhas são a moldura do rosto. É de extrema importância que as arranje para a prova de maquilhagem pois um profissional consegue e deve corrigir as sua sobrancelhas com maquilhagem mas não é obrigado a arranjá-las. Isso fica para um profissional competente.

Tal como o cabelo por arranjar, as sobrancelhas em estado selvagem ou com falta de definição podem arruinar o resultado da maquilhagem.


6. Cuidar da pele


A maquilhagem vai torná-la mais radiante e realçar a sua beleza natural mas não pode fazer nada pela sua pele a nível milagroso. A maquilhadora limpa e hidrata a sua pele para a maquilhagem, o trabalho de casa tem que ser feito por si.

Uma grande percentagem de mulheres negligencia a sua pele e não adopta cuidados para manter o seu aspecto saudável e luminoso. Esse trabalho não se faz num mês, esse trabalho requer mudança de hábitos a médio prazo. Os maquilhadores dão conselhos mas se as noivas não os seguirem então não se responsabilizam pelo estado da pele e consequente resultado da maquilhagem no dia da cerimónia.


7. Agendar a prova pela manhã


O melhor momento do dia para realizar a prova de maquilhagem é de manhã cedo. Desta forma consegue avaliar a durabilidade dos produtos escolhidos e como a sua pele se comporta ao longo do dia. Chegado o final do dia é importante que analise e dê um feedback à maquilhadora e, caso seja necessário, esta efectue alguns ajustes.


8. Usar branco


Quase ninguém se lembra deste pormenor mas uma peça de roupa branca fará toda a diferença na forma como reage à maquilhagem no final da prova. O branco é a cor predominante no seu dia e por isso deve analisar a maquilhagem com essa cor. Além disto, o branco transmite luz e deixa o rosto mais harmonioso, enquanto que cores escuras vão deixá-lo mais apagado.

406 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page